15 de out. de 2007

VENDAS E CARA-DE-PAU

ABRAHAM SHAPIRO

Você trabalha com venda? Todos nós, de algum modo, somos vendedores. A dona-de-casa quando apresenta ao marido uma nova receita, também vende. O problema está em assumir isso e passar a ver com bons olhos a arte de vender.

Nenhum vendedor deve se envergonhar ou ter medo de se aproximar das pessoas. Venda depende de conhecer psicologia com o fim de aprender como as pessoas funcionam, atraí-las, iniciar e manter relacionamento com elas, saber quais palavras dizer, quando dizer e porque não dizer. Depende de conversa inteligente e afiada, mas de boa educação, sobretudo.

Venda é profissionalismo e aperfeiçoamento constante. É função de leitura, de estudo e - mais importante - de um projeto de desenvolvimento pessoal bem eleborado, com base em forte auto-estima e visão de metas. Se assim não for, o que terá lugar é o tédio e a rotina .

Se você deseja entrar para a venda profissional ou já está nela é preciso entender que jamais poderá ficar estagnado, agarrado a fórmulas viciadas. Todos os dias você terá que estudar alguma coisa que lhe acrescente conhecimento e lhe motive a dar passos em direção a novos rumos. Em seguida, a missão a ser abraçada é por em prática e incorporar em sua vivência o que tiver aprendido. Dia após dia este é o seu caminhar.

Para isso se tornar uma realidade, é preciso ser ousado. Ousadia é uma atributo que se aproxima muito da idéia de “ser cara-de-pau”, porém, num sentido positivo. Tendo esta virtude na dose certa, as coisas acontecem. Especialmente em vendas.

Uma antiga anedota poderá nos ajudar a ter melhor noção sobre o que estamos dizendo:

Nos tempos das locomotivas, regressando da uma cidade distante, um homem pobre contou que o fiscal do trem o encarava de modo “particular”. “Como assim?” – perguntou seu amigo. “Ele me olhava como se eu estivesse viajando sem passagem” – disse o primeiro. “E você, o que fez?” “Ora, o que havia de fazer?” – o pobre viajante disse – “Eu olhava para ele como se tivesse realmente a passagem”.

Isso é que é ter cara-de-pau.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473