1 de out. de 2007

PROBLEMA E RECLAMAÇÃO

ABRAHAM SHAPIRO

Problemas. Todos usam essa palavra muitas vezes a cada dia. Mas poucos sabem defini-la. Vou mostrar uma maneira fácil e prática.

Existe um problema sempre que houver uma diferença entre o que está acontecendo e aquilo que se desejava que estivesse acontecendo. Portanto, problema é o quanto a realidade está longe daquilo que ela deveria ser.

Sua equipe de vendas atingiu 50% das metas deste mês. Este é um problema.

Os atendentes de sua loja vivem tristes, não dão um sorriso nem com uma boa piada. Este é outro problema.

Mas há uma outra modalidade de situação que é normalmente encarada com problema, porém, não é. São as reclamações.

Uma reclamação indica falha de comportamento. Ela tanto pode se originar, por exemplo, na falta de visão do funcionário sobre o seu real papel no contexto da empresa, como também na falta de reconhecimento de superiores ou até nos desajustes pessoais que muitos enfrentam em suas vidas, ambientes, etc.

Quando existe um problema e alguém sugerir uma solução, ela só poderá ser implementada após uma pergunta objetiva: “Esta idéia fará acontecer o que se espera que aconteça?” Ou de outra forma: “Se esta idéia for posta em prática, a meta esperada será atingida?”

Um líder empresarial precisa saber diferenciar um problema de uma reclamação. Os problemas devem ser atacados e resolvidos imediatamente. Já as reclamações, por sua natureza comportamental, requerem outras abordagens.

Ter a assertividade para ir direto ao ponto e evitar rodeios ou perda de tempo com lero-lero é uma maneira de aumentar sua eficácia pessoal e, possivelmente, os ganhos de sua empresa.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473