11 de out. de 2007

NASDAQ

ABRAHAM SHAPIRO

Nasdaq. Este é o nome da bolsa de valores de Nova Iorque para a Nova Economia .

Na Nasdaq estão as empresas de alta tecnologia, eletrônica, informática, biotecnologia, telecomunicações e outras áreas.

Ela é o berço das pequenas e médias companhias que estão mudando totalmente a maneira como vivemos, trabalhamos e, até, nos divertimos.

Você sabe qual é o país que mais tem empresas na Nasdaq depois dos Estados Unidos?

Japão? Não.

Alemanha? Não.

É Israel, com 25% das empresas não-sediadas nos EUA, com papéis negociados na Nasdaq.

Um quarto de empresas é um número expressivo e impressionante, com muitos significados.

Mas, como um país do qual muitos pensam ser, apenas, um cenário de guerra no Oriente Médio, com uma população de pouco mais de 6 milhões de habitantes, que, até o fim da década de 80, dependia do agro negócio, conseguiu esta façanha econômica?

Não foi só educação. O governo israelense criou uma vantagem sobre os países do primeiro mundo com um sistema de educação de qualidade. Os israelenses fizeram um trabalho maciço para infundir na juventude uma visão de empreendedorismo, inovação e um apetite voraz pelo risco. Com isso, Israel vai se tornando campeão no registro de patentes de produtos inovadores.

Está aí uma bela prova de que, quando existe trabalho sério e recursos aplicados na coisa certa, em se plantando, tudo dá.

Há mais de 500 anos esperamos que isso aconteça no Brasil. Mas talvez, ainda falte um bom despertador que nos faça acordar definitivamente da ilusão de ser este um país do futuro.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473