20 de out. de 2007

QUEM PROMETE, DEVE

ABRAHAM SHAPIRO

“Meu filho” – disse o Isaac ao deixar seus negócios – “agora tudo isso é seu. Eu ganhei a vida graças a dois princípios: honestidade e sabedoria. A honestidade é muito importante. Se você promete uma mercadoria para o dia primeiro de agosto, aconteça o que acontecer na loja, você deve entregá-la na data combinada”. “Sim, meu pai” – respondeu o herdeiro – “Mas o que você me diz da sabedoria?” E o pai respondeu: “Sabedoria significa não ser estúpido. Por isso, nunca prometa nada”

Meu médico é um excelente profissional. O problema é que toda vez que temos uma agenda, ele atrasa vinte minutos o horário da consulta. Fico desapontado por ele julgar que o meu tempo vale menos que o dele.

Toda prestação de serviço tem três pontos principais para produzir a percepção de qualidade: o atendimento em si, a agilidade e a pontualidade. Com isso, positivamente o consumidor fica satisfeito.

Hoje em dia, todos os negócios dependem da prestação de serviços. Acabou o tempo em que uma indústria fabricava um produto e depois era só tirar pedidos.

Agora, a começar da apresentação pessoal do vendedor, cada etapa do negócio faz imensa diferença.

Engana-se quem pensa que a decisão de compra está no preço. As pessoas estão dispostas a pagar pelo respeito, apresentação, boa formatação de produtos, sabor diferenciado, padrão, etc.

O conselho que o Isaac deu ao filho herdeiro vale para todos. Promessa é dívida. Horário marcado é para estar lá. Não cumprir pode ser fatal. Por isso, se você não tem condições de honrar sua palavra, seja menos ambicioso para não passar por enganador: não prometa.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473