14 de out. de 2007

CONSULTORES E consultores

ABRAHAM SHAPIRO

Há dois tipos de consultores de empresas: os que ajudam e os que fazem trabalhos poderosos. O consultor que ajuda, agrega valor. O outro tipo é o consultor que realmente faz a diferença.

Mas talvez você tenha dificuldade para imaginar um trabalho poderoso de consultoria. Sabe porque? É que quase todos consultores conseguem, no máximo, ser úteis. Resolvem problemas e fazem pequenos acertos sem saber que o processo que eles propõem altera pouco ou quase nada a própria dinâmica que criou os problemas.

O consultor que faz a diferença é aquele que desenvolve uma parceria forte e se engaja na organização do cliente num processo de investigação que resulta em um conjunto de idéias esclarecedoras.

Com o tempo, essas idéias alteram até a cultura da organização. Por isso, este consultor não é apenas útil. Ele é extraordinário. Seu trabalho acelera a concretização de idéias novas e faz mudanças profundas no modo da empresa pensar. Ele chacoalha o mundo do cliente.

Não é o comportamento do consultor que faz a diferença. Não é a ferramenta que ele utiliza, nem a técnica.

A diferença principal está na atitude, na mentalidade e no modo como ele mesmo se coloca como consultor.

Sua empresa não precisa de um consultor que apenas solucione problemas. O que ela precisa, mesmo, é de um parceiro importante que tenha um posicionamento definido em relação às mudanças de que ela necessita.

A lição é clara: em matéria de consultores nem sempre o “bastante bom” é “bom o bastante”.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473