21 de out. de 2007

É UMA EMPRESA DE SUCESSO?

ABRAHAM SHAPIRO

Um indicador para saber se uma empresa tem ou não sucesso. Olhe para os colaboradores. Quando eles têm qualidade de vida e a diretoria faz questão de manter isso, a empresa vai bem.

Profissionais debilitados, cansados e explorados não conseguem produzir o suficiente para atender aos objetivos da organização. Caso isso ocorre, algumas iniciativas são necessárias – tanto dos profissionais como da própria empresa.

Do lado da empresa: áreas de lazer, horários quebrados, formas alternativas de cumprir metas, programa de folgas semanais.

Do lado dos profissionais, duas coisas sumamante importantes: ter bom senso e bom humor. Estas são armas eficazes com que um profissional lida com toda e qualquer circunstância da vida e dos negócios.

Bom senso. Bom senso de saber que é preciso ser organizado, proceder bem as tarefas e seguir exatamente o planejado. Bom senso de desenvolver reuniões de forma a não perder tempo e fazê-las o mais produtivas possível.

E bom humor? O bom humor de não se deixar abater pelas dificuldades, ser positivo. O bom humor de, mesmo na ocasião mais estressante, poder ver o lado engraçado da situação e adotar posturas novas e inovadoras.

Loucura pelo trabalho nunca fez bem a ninguém. Sempre é válido o bom senso de perceber rápido e frear a tendência de se tornar um escravo.

É perfeitamente possível levar a vida dos negócios "numa boa". Se você ainda não consegue isso, é chegada a hora de rever seus conceitos sobre o que é ser um bom profissional.

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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473