29 de out. de 2007

O PREÇO DA CULTURA E DA CRENÇA

ABRAHAM SHAPIRO

Vou narrar a meus leitores tudo o que tenho visto na grande maioria das empresas por onde ando.

  • Dificuldade de se atingir a produtividade ideal ,porque os funcionários ainda não entendem o que fazer e como fazer, nem o padrão de eficiência que a empresa espera deles.

  • Perda de clientes por insatisfação com o atendimento que lhes é prestado;

  • Perda de vendas pelos mais variados motivos, mas principalmente por falta de capacitação adequada do corpo de vendas;

  • Equipes internas que não se entendem;

  • Comunicação que não ocorre mesmo que todos saibam que há milhares de reais investidos em planos e estratégias;

  • Líderes e gerentes muito mais preocupados com a própria pele do que com a causa da empresa;

  • Patrões confusos ou perturbados que acreditam na imposição de sua vontade como forma de obter o melhor de seus funcionários;

  • Falta de reconhecimento e consideração dos líderes com os colaboradores que se empenham por um bom desempenho;

  • Falta de habilidade;

  • Falta de foco....

e muito, muito mais.

O espantoso de tudo isso é a consciência por parte de quase todos os envolvidos de que este quadro precisa mudar.

O problema é que isto implica mais do que simplesmente promover mudanças ou transformações.

Mudar ou transformar traz uma idéia de troca, modificação, alteração da forma aparente.

Está claro que o processo necessita ir além disso, até um ponto mais profundo.Implica ir à cultura que forma nossas empresas. Esta cultura contém nossas crenças, nossos valores, nossas teorias sobre como o mundo é ou funciona e nossas linguagens.

Não serve mais apenas novos processos ou novas ferramentas.

Precisamos de novas habilidades e capacidades. Novas maneiras de perceber, sentir e comunicar a empresa, os produtos, a história, os serviços e as propostas desenvolvidas para os clientes. É urgente. As perdas acumuladas são gigantescas.


______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473