Vou narrar a meus leitores tudo o que tenho visto na grande maioria das empresas por onde ando.
- Dificuldade de se atingir a produtividade ideal ,porque os funcionários ainda não entendem o que fazer e como fazer, nem o padrão de eficiência que a empresa espera deles.
- Perda de clientes por insatisfação com o atendimento que lhes é prestado;
- Perda de vendas pelos mais variados motivos, mas principalmente por falta de capacitação adequada do corpo de vendas;
- Equipes internas que não se entendem;
- Comunicação que não ocorre mesmo que todos saibam que há milhares de reais investidos em planos e estratégias;
- Líderes e gerentes muito mais preocupados com a própria pele do que com a causa da empresa;
- Patrões confusos ou perturbados que acreditam na imposição de sua vontade como forma de obter o melhor de seus funcionários;
- Falta de reconhecimento e consideração dos líderes com os colaboradores que se empenham por um bom desempenho;
- Falta de habilidade;
- Falta de foco....
e muito, muito mais.
O espantoso de tudo isso é a consciência por parte de quase todos os envolvidos de que este quadro precisa mudar.
O problema é que isto implica mais do que simplesmente promover mudanças ou transformações.
Mudar ou transformar traz uma idéia de troca, modificação, alteração da forma aparente.
Está claro que o processo necessita ir além disso, até um ponto mais profundo.Implica ir à cultura que forma nossas empresas. Esta cultura contém nossas crenças, nossos valores, nossas teorias sobre como o mundo é ou funciona e nossas linguagens.
Não serve mais apenas novos processos ou novas ferramentas.
Precisamos de novas habilidades e capacidades. Novas maneiras de perceber, sentir e comunicar a empresa, os produtos, a história, os serviços e as propostas desenvolvidas para os clientes. É urgente. As perdas acumuladas são gigantescas.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473