4 de out. de 2007

TEMPO COMO VERDADEIRA RIQUEZA

ABRAHAM SHAPIRO

De tudo o que temos a fazer, muita coisa só toma tempo e não dá resultado.

Sabedoria em gastar o tempo é o que há de mais almejado e útil nesta vida para se alcançar o equilíbrio entre necessidades, obrigações e valores.

No trabalho é perfeitamente possível identificar tarefas improdutivas e nos livrarmos delas.

Registre numa tabela, por dez ou quinze dias, todas as atividades desempenhadas e o seu respectivo tempo gasto. O que aconteceria se você deixasse de fazer uma determinada tarefa e não houvesse nenhuma conseqüência? Você poderia parar de perder tempo com ela.

Você se surpreenderá com o tanto de coisa que não traz nenhum benefício e continua sendo feita.

É positivo e empolgante fazer uma boa análise do tempo mal gasto porque se abrem diante de nós imensas possibilidades para melhorar nossa qualidade de vida. É quando se encontram aqueles minutos para o lazer, para a diversão, estudo e melhorar a relação com a família.

Se lhe perguntassem se você prefere perder cinco reais ou cinco minutos, é provável que você e quase todo mundo responderia que prefere perder cinco reais. Mas na prática, perder cinco reais nos deixa triste, enquanto que ao longo de um dia jogamos cinco minutos no lixo dezenas de vezes.

Nunca houve alguém que, no leito e morte, lamentasse por não ter passado mais tempo trabalhando. Se você olha para o passado e se entristece, aja desde agora para não ter a mesma sensação quando chegar a hora em que não tiver mais futuro.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473