10 de out. de 2007

LIÇÕES DE MARKETING DA FEIRA LIVRE

ABRAHAM SHAPIRO

A feira livre é o formato mais antigo de comércio que se conhece. No oriente médio as feiras existiam há 2.500 anos.

Uma feira livre tem muito a ensinar sobre a arte de fazer negócios.

Os feirantes talvez não conheçam regras formais de marketing. Mas eles têm intuição, feeling e visão de relacionamento muito mais aguçados que grandes especialistas.

Uma das lições da feira é o apelo visual. Ninguém resiste às barracas arrumadas com frutas e legumes para encher os olhos do cliente. A variedade de cores sempre causa vontade de comprar mais do que se precisa. É uma aula para lojistas.

Uma vitrine precisa ser atraente, além de bonita e organizada. É um cartão de visitas. Vitrines muito enfeitadas, com produtos em excesso, deixam o cliente confuso. Independentemente de ser obrigatório colocar preços visíveis, quanto maior a clareza, mais honestidade e confiabilidade transparece.

Mas a lição mais importante é o bom humor dos comerciantes de feiras livres. Mesmo não tendo vida fácil – começar a trabalhar as 4 da manhã não é brincadeira – o feirante entende que o clima de bom humor impulsiona as vendas. Ele faz questão de manter o alto astral. Com tantas barracas oferecendo produtos similares, ele sabe que só ganha quem se destacar na lembrança do cliente.

Enfim. Em tempos de dificuldades, buscar inspiração em coisas simples não é tão prudente quanto desejável. Fazer negócio é e sempre será algo cujo sucesso está na honestidade, na simplicidade e na sabedoria. O que passar disso é picaretagem.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473