2 de out. de 2007

O FLAGRANTE DO BEM

ABRAHAM SHAPIRO

Do jeito que anda a criminalidade, ser pego em flagrante é indesejável. Um empresário ficou famoso por multiplicar por dez o número de advertências trabalhistas emitidas depois de instalar câmeras nos ambientes de sua empresa. Há quem diga que não foram câmeras o que ele instalou, mas metralhadoras.

A boa notícia é que não existe só o flagrante negativo. Há também muitos e muitos momentos em que damos de cara com as pessoas desempenhando coisas boas, atitudes comprometidas com os objetivos da empresa e que superam, largamente, a simples obrigação. Este é o caso do flagrante positivo.

Pense se ao invés de estarmos interessados em descobrir o que se anda fazendo de errado, buscássemos flagrar as pessoas fazendo coisas corretas e déssemos a elas um elogio por isso. A psicologia chama esta reação de reforço positivo. Até ratos de laboratório gostam e esperam ser recompensados por aquilo que fazem certo.

Com pessoas, um simples gesto de reconhecimento de seu superior libera uma energia poderosa na produtividade e compromisso.

Fica aqui a sugestão. Que tal você começar a observar o que seus funcionários fazem certo? Aproxime-se deles; sinalize que você os notou; use uma palavra cordial a respeito. Nada de adulação ou puxa-saquismo. Isso só estraga porque não é sincero. Mas um ato de reconhecimento só ajuda. Diga exatamente o que você o viu fazendo bem.

Em tempos de seqüestros, assaltos e tráfico de drogas que produzem estatísticas de guerra num país que poderia ser um exemplo de bondade e solidariedade para todo o mundo, alimentar o bem pode ser uma resposta muito mais eficaz a isso do que qualquer plano de segurança do governo baseado em soldados, armas e prisões.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473