19 de out. de 2007

NEM TUDO O QUE RELUZ É OURO

ABRAHAM SHAPIRO

Nem todas as notícias de sucesso que se ouvem por aí são confiáveis. O mundo empresarial não está livre dos “efeitos especiais” e trucagens que se acham no mundo social, onde a maquiagem embeleza muitas verdades feias.

Há pessoas, para quem estar em evidência na mídia é mais importante do que saber se sua empresa dá lucro. Talvez seja uma doença psicológica.

Negócios requerem postura. Não é com "oba-oba" que se chega ao sucesso, mas com estratégia, cuidado, presença, consciência, olhos bem abertos e... esforço, muito esforço!

As grandes corporações dependem, sim, de algum alarde para influenciar positivamente a decisão de acionistas ou investidores. Mas, todos sabem que, o que resolve, mesmo, é o resultado. É a verdade.

Um grande empresário estava prestes a exalar o último suspiro, mas ainda encontrou energia para ditar sua derradeira vontade ao advogado: “Quero que você inclua uma cláusula no meu testamento dizendo que todos os empregados que me serviram por vinte anos ou mais devem receber uma herança de 50 mil reais cada um”. O advogado ponderou: “Mas você só começou o seu negócio há dez anos”. Ao que o empresário respondeu: “Eu sei. Mas já pensou que bonito isso vai ficar nos jornais?”

Se você busca o sucesso, trate de atingi-lo de fato, porque depois que isso acontecer, você terá aprendido que ver a foto na coluna social está mais para quem ainda não o alcançou do que para pessoas bem resolvidas no trabalho e na vida.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473