7 de out. de 2007

COMO O AMBIENTE FAZ DIFERENÇA NO RENDIMENTO DOS FUNCIONÁRIOS

ALVARO OPPERMANN

A dedicação dos funcionários aumenta se o ambiente de trabalho for belo e acolhedor

A cultura do cubículo no ambiente de trabalho - que fez a alegria dos milhões de leitores das tiras cômicas de Dilbert - pode estar com os dias contados, ao menos nos Estados Unidos e nos principais países europeus. É o que prevê Jeffrey Pfeffer, professor de comportamento organizacional da Universidade Stanford.

Pode parecer retórica, mas não é. O pontapé da mudança foi dado nos EUA pela Gensler, conceituada consultoria de design de São Francisco, ao divulgar nos últimos meses os resultados da mais abrangente pesquisa da história dos negócios sobre a relação entre ambiente, produtividade e satisfação no trabalho.

Os resultados - longe de ser animadores - estão servindo de sinal de alerta para mudanças drásticas, para melhor, no ambiente corporativo (embora sejam ainda tímidas, diga-se de passagem, mesmo nos países do norte).

Segundo a pesquisa, as empresas norte-americanas perdem US$ 330 bilhões anuais em produtividade por causa dos escritórios mal planejados. "As companhias estão acordando para o fato de que o ambiente de trabalho é muito mais do que um imóvel. É um lugar estratégico para acolher pessoas", diz Diane Hoskins, diretora executiva da Gensler. A BP, a Discovery Communications e a Hearst Corporation contrataram a empresa de design para fazer mudanças drásticas na arquitetura corporativa, após a divulgação do levantamento.

A pesquisa foi conduzida pela Gensler com 2.013 funcionários de todos os escalões em oito setores da economia americana. De acordo com o estudo, 90% dos funcionários acreditam que o design do escritório influencia seu humor e sua produtividade - 21% dos entrevistados disseram que seriam mais produtivos num ambiente melhor de trabalho. Outras conclusões do levantamento:

• 58% dizem ter vergonha de mostrar o local de trabalho a clientes e fornecedores.

• 48% trabalhariam uma hora a mais por dia, com satisfação, se o escritório fosse mais acolhedor.

• 46% não acreditam que a criação de um ambiente mais produtivo seja prioridade da empresa.

• 40% dizem que a contenção de gastos é o motivo do layout corrente do escritório.

• 66% crêem no aumento de eficiência no trabalho se os colegas estão mais próximos fisicamente.

• 30%, contudo, afirmam que o ambiente não propicia a integração.

• 20% classificam seu escritório como "razoável" ou "precário".

• 33% responderam que o ambiente de trabalho não favorece a saúde e o bem-estar, apesar de os dois fatores serem vitais para a produtividade.E o que dizem os executivos?

• 90% acham que melhorias no ambiente de trabalho teriam impacto positivo no resultado da empresa.

• Apesar disso, apenas 20% dizem haver planos para melhoria do layout dos escritórios.

• 80% dos entrevistados defendem salas de diretoria separadas do resto da equipe. Essa posição contraria a opinião de 62% dos funcionários, que admiram mais o líder que trabalha em ambiente aberto.