7 de out. de 2007

COMO NÃO SER CHATO(A) NUMA CONVERSA

ABRAHAM SHAPIRO

Como ter uma conversa interessante?

A resposta a esta difícil pergunta é: mantenha-se fascinado(a) pela pessoa e mostre interesse pelo assunto.

Quando demonstramos paixão pela vida e pelas pessoas, elas notam que somos excelentes parceiros(as). Mas se você pensa: “Por quê me importar com este funcionário? Ele fala sempre as mesmas coisas”, ou, “Meu chefe é um chato. Só serve para me vigiar!”, você está condenando-os a uma condição que pode não corresponder à realidade. E você irá comprovar que eles não são o que você pensa, tão logo aprofunde o seu conhecimento sobre eles. Como? Conversando bem.

Mesmo convivendo intensamente com uma pessoa durante décadas, você nunca a conhece completamente. É uma ilusão achar que nela não há mais nada a ser descoberto.

Descobrir novas facetas dos indivíduos que julgamos conhecer, poderá fazer o relacionamento se tornar mais poderoso. E isso só depende de criatividade, interesse e uma dose de dedicação maior do que a que estamos acostumados.

Vou salientar: na hora de conversar é preciso estar fascinado(a) e transparecer isso. O procedimento básico é: não seja indiferente. Entre na aventura de buscar o lado oculto da pessoa. Se ela não foi interessante até agora, melhor ainda; você tem um forte motivo a mais. Não se fixe apenas naquilo que é aparente. Só os preguiçosos se contentam com as aparências. Acho que é por esta razão que vivem enganados. "As aparências enganam!", lembra-se disso?

Entreviste as pessoas com tanto interesse quanto um repórter em busca de um "furo" de reportagem.

Quando os demais perceberem que você está fascinado(a), eles não terão receio de abrir para você as áreas mais secretas do que são, como pensam, o que desejam e esperam desta vida e muito mais.

Como líder, você deve desenvolver uma das competências mais difíceis e importantes do exercício da liderança: conhecer bem as pessoas e explorar seus "mundos internos" com a finalidade de ajudá-las a serem melhor ajustadas e fortes membros de suas equipes.

______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473