16 de out. de 2007

CHEFES MANDÕES

ABRAHAM SHAPIRO


Há chefes tão obcecados por mandar, que chegam a ponto de ser ridículos. E quando se tornam ridículos, perdem, além de tudo, a capacidade de “se enxergar”.

Numa empresa de Curitiba, há poucos dias, os funcionários chegaram ao relógio ponto e encontraram a seguinte mensagem: “A partir de amanhã, os empregados somente poderão acessar o prédio usando cartões de segurança individuais. As fotografias serão tiradas na próxima quarta-feira e os cartões serão confeccionados em duas semanas”.

Veja agora o que o Gerente Administrativo de uma empresa de produtos de segurança, preocupado com o uso indevido da Internet, ordenou aos seus funcionários: “E-mail não deve ser usado para passar informações ou dados, mas só para negócios da empresa”.


Dá para entender?

Mas o campeão de todos foi um caso divulgado numa revista americana. Eu julguei interessante transcrevê-lo. Conta um jovem funcionário de uma multinacional. “Cheguei ao meu chefe e disse a ele: Sr Peter, minha irmã morreu e seu funeral foi marcado para a segunda-feira. Mal acabei de informá-lo, ele ficou nervoso por que eu iria faltar justamente no dia mais cheio de serviço da semana. Então ele perguntou se não podíamos mudar a data do enterro para sexta-feira... e terminou dizendo: Sabe o que é? Seria muito melhor para mim”.

Mandar po mandar é a satisfação de quem só busca poder e não está nem aí com os objetivos da empresa. O que os chefes mandões esquecem é que a empresa precisa de líderes para AJUDAR os funcionários a atingirem sua máxima potencialidade em atingir metas e também para garantir a eles condições necessárias para viver.

______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473