17 de out. de 2007

GOSTAR DO QUE FAZ

ABRAHAM SHAPIRO

Jacó entrou para o ramo de confecções. Ele adorou. Adquiriu tanto gosto pelo negócio que, ao voltar de uma viagem à Itália, encontrou-se com seu sócio que lhe perguntou:

“Como foi sua viagem?”

“Maravilhosa” – responde Jacó.

“Você conseguiu ver o Papa?”.

“Claro”.

“E então, o que achou?”

Ao que Jacó responde:

“Calculo que ele traje manequim 46”.


Isso é que é gostar do que faz.

Imagine quantas pessoas vão desgostosas e sem motivação diariamente para o trabalho.

Este é um estado de espírito que atinge profissionais de todos os níveis e em qualquer atividade – de caixas de supermercado a jogadores de futebol dos maiores times. E não pense que em outros países é diferente.

Segundo levantamento recente do Instituto Gallup, 77% dos americanos detestam seu trabalho. Esta pesquisa conseguiu constatar que o chefe imediato dos entrevistados é visto por eles como o maior culpado. Mesmo pessoas que são bem pagas e desempenham atividades interessantes sofrem se não tiverem relações satisfatórias com os superiores.

São três as características principais de um "trabalho desmotivador”

A primeira é o anonimato. Qualquer profissional fica frustrado quando percebe que o superior tem pouco ou nenhum interesse em suas tarefas e sua vida.

A segunda coisa que destrói o ambiente de trabalho é a irrelevância. Todo mundo gosta de descobrir o impacto daquilo que faz nos resultados da empresa.

A terceira acontece quando o funcionário é incapaz de avaliar o progresso do próprio trabalho e seu desenvolvimento pessoal dentro dele.

Vendo pelo lado prático: o que fazer se o seu chefe mostra desinteresse? Uma das saídas é lhe dizer quanto a opinião dele é importante para o seu desempenho. Outra é mostrar interesse pela vida do chefe, o que pode provocar um sentimento recíproco.

No entanto, se nada disso tiver efeito, talvez o melhor mesmo seja procurar outro emprego. Tanto quanto ir a uma festa com alegria é importante que você vá para o seu trabalho com satisfação.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473