3 de out. de 2007

O PAPEL DOS GERENTES

ABRAHAM SHAPIRO

As duas maiores pesquisas da história empresarial sobre os fatores que são mais efetivos nas organizações foram desenvolvidas pela Organização Gallup. É um trabalho iniciado em 1975 que dura até hoje e já entrevistaram mais de um milhão de empregados de uma ampla gama de empresas, indústrias e países.

Um fato que chama a atenção nessas pesquisas é que a experiência dos empregados depende principalmente da sua relação com o seu gerente e não das políticas e procedimentos globais da corporação como a maioria das pessoas julgam.

Em outras palavras: o gerente, e não o sistema de remunerações, nem os treinamentos, nem o líder carismático, é o fator crítico na construção de um lugar de trabalho excepcional. Não que estas coisas não sejam importantes. Simplesmente, é o gerente direto o item mais importante.

Ele define e influencia o ambiente de trabalho. Se ele é capaz de estabelecer expectativas claras, conhecer seus funcionários, confiar e investir neles, estes podem perdoar a empresa pela falta de programas de benefícios.

Mas se a relação com o gerente está fraturada, não existem massagens, academia de ginástica e outras tentativas que possam convencer os empregados talentosos a permanecer na empresa e produzir. É melhor trabalhar para um grande gerente numa empresa conservadora do que para um gerente medíocre numa empresa com uma cultura inovadora.

Mais uma vez fica claro que investir em pessoas certas e competentes não é opcional. É questão de viabilidade de qualquer negócio.

______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473