9 de out. de 2007

QUEM GARANTE O SUCESSO DA EMPRESA?

ABRAHAM SHAPIRO

Quem são as pessoas que garantem o sucesso de sua empresa?

São aquelas que você não pode se dar ao luxo de perder, as indispensáveis, que não é fácil substituir.

Empresários e gerentes desperdiçam tempo demais com funcionários “problema” e com os de baixo desempenho. Mas o lucro está em reter os funcionários melhores e mais importantes.

O Flávio julgava que seus bons funcionários dependiam do salário acima do mercado que ele pagava e que fariam qualquer coisa para o manterem. Esquecia-se de que as pessoas precisam de outras formas de reconhecimento. Não só de salário.

Ele era um autêntico explorador que se esquecia, até, de que bons funcionários precisam descansar. Impunha jornadas de trabalho às vezes sem folga semanal durante meses. Ele achava que registrando o funcionário na função de gerente na carteira de trabalho, tinha o direito de exigir o que desejasse. Preocupava-se com a lei, mas não com o ódio que seus melhores talentos acumulavam contra o chefe e contra a empresa.

Isso lembra a história de um carroceiro que imaginou que lucraria mais se diminuísse aos poucos a ração de seu cavalo. Dias após executar sua idéia, o esfomeado animal caiu morto. Foi, então, que o tolo carroceiro pôs-se a lamentar: “Pobrezinho do meu alazão. Agora que já tinha aprendido a não comer, D-us resolveu levá-lo”.

O preço que o Flávio pagou por sua indiferença foi a perda gradual de seus melhores colaboradores. Muitos deixaram a empresa para ganhar menos do que ele pagava. E, sabe quando isso aconteceu? Nos momentos em que ele menos estava preparado.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473