31 de ago. de 2007

SACAÇÃO - ESPERO QUE VOCÊ TENHA UMA

ABRAHAM SHAPIRO

Poucas pessoas têm sacações ao longo da vida. Walt Disney teve três.

O que é uma sacação? É uma idéia fantástica, uma grande ruptura no tecido das regras pelas quais vivemos.

A maioria dos que constroem empreendimentos importantes tem como ponto de partida alguma sacação vislumbrada por acidente, e que acontece apenas uma vez na vida. Difícil é agüentar aqueles que, depois de terem sido bem-sucedidos uma vez, acham que são tão iluminados que poderão ter uma nova sacação para onde olharem. Isso é ilusão.Mas Disney era diferente, afinal, ele teve três sacações.

A primeira. Ele percebeu que o cinema mudaria o mundo do entretenimento. Foi o pioneiro do desenho animado, chegando à perfeição na década de 30 com Branca de Neve e os 7 Anões e dominando este mercado até hoje.

A segunda. Ele percebeu que o carro mudaria o modo como a família americana buscava o seu entretenimento. Começando com a Disneylândia da Califórnia nos anos 50, ele passou a dominar a indústria de parques temáticos.

A terceira sacação de Disney: ele vislumbrou que a TV seria uma mídia diferente de todas outras. Criou uma indústria que produziria um fluxo interminável de conteúdo para este mercado.

Mas a maior lição dada por Disney não está nos negócios. Diferentemente daqueles sortudos que têm uma sacação na hora certa, ele nunca se deitou nos louros de seu sucesso e nem pensou que era um gênio. Ele abraçou os seus desafios e, contra muitos inimigos, os enfrentou – atitudes que fazem de qualquer um exemplo autêntico de verdadeiro líder neste mundo.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473