29 de ago. de 2007

QUEM É, NÃO TEM QUE DIZER

ABRAHAM SHAPIRO

Temos falado insistentemente sobre comportamento nos negócios. Por isso, não podemos deixar de falar de ética.

Pois bem. Nunca diga quanto você é ético. É totalmente desnecessário dizer.

Demonstre sua ética. Ao contrário, se você insistir em falar muito sobre a sua ética pessoal, estará levantando n possibilidades de não ser verdadeiro. Por um simples motivo: as prisões estão lotadas de religiosos e personagens do meio empresarial que pregaram a ética.

Se você acha que precisa provar o que é, use um exemplo de como você desempenhou ou reagiu. Diga a seu cliente potencial, por exemplo, que você quer um relacionamento de longo prazo e não um único pedido. Mas não use a palavra ética. Eu e muitas outras pessoas quando a ouvimos em uma situação de vendas, evitamos a todo custo a pessoa que a proferiu.

Seu desafio é dedicar-se a ajudar e satisfazer as necessidades de seu cliente efetivo ou potencial.

Suas palavras e ações criativas – a maneira como você diz e faz – são freqüentemente a diferença entre um sim ou um não. São as diferenças entre conseguir um pedido ou deixá-lo para seu principal concorrente.

Minha experiência tem me mostrado que se você precisa dizer o que é, provavelmente não é.

“Sou honesto”; “Sou ético”; assim como “Sou o chefe” ou “Sou o encarregado” geralmente são pensamentos que só ocupam a mente de quem está tendo problemas em ser, não é mesmo?
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473