22 de ago. de 2007

O SEGREDO DA AMAZON.COM

ABRAHAM SHAPIRO

Você conhece a AMAZON.com? É a maior loja virtual de livros e CD’s do mundo. Existe uma série de motivos que fizeram da Amazon a maior e a melhor. Se você entrar no site http://www.amazon.com/ irá perceber que é possível fazer uma busca não apenas dos títulos, mas também de conteúdo dos livros.

Essa inovação custou à empresa milhões de dólares e anos de esforço. Por que se preocupar com isso? A resposta é: FUNCIONALIDADE é o novo marketing!

Sua empresa é funcional? As ações comerciais de sua empresa oferecem funcionalidade aos clientes? Os vendedores são funcionais? O modo como eles apresentam os produtos é funcional? Você é funcional em suas atitudes? Talvez seja interessante buscar o significado da palavra funcionalidade no dicionário. Vamos lá: funcionalidade é eliminar as coisas que são puramente ornamentais e, assim, aumentar a eficácia nas funções de um objeto ou de uma situação.

Analise bem: normalmente nós gostamos muito de enfeitar as coisas. O que temos a dizer é uma ou duas frases. Mas com os enfeites desnecessários, falamos meia hora.

Como todo e qualquer excesso, os recursos que usamos só para enfeitar o que pretendemos fazer, nos tornam pouco ou nada funcionais.

Como foi que a Amazon ficou tão grande, tão lucrativa e tão importante? Eles se preocuparam em não ter nada que interrompesse o caminho dos clientes em visita ao site. Eles são 100% interativos e "limpos". O site não tem "ornamentos" e "maquiagens". Eles descobriram que interações são um milhão de vezes mais poderosas do que as interrupções.

Falta de funcionalidade é causa de ineficácia. Mais foco e menos enfeites é a fórmula.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473