13 de ago. de 2007

ANSIEDADE

ABRAHAM SHAPIRO

O funcionário de RH de uma empresa ligou a um candidato para chamá-lo para uma entrevista e recebeu uma resposta surpreendente. O candidato disse: “Puxa, vida! Procurei emprego por quatro meses. Sofri por tanto! Agora que achei um e já estou relaxado, recebo a sua e mais duas ligações oferecendo trabalho”.

A experiência da ansiedade faz parte da vida. Mas ansiedade é algo que, na maior parte das vezes, nos torna cegos. Talvez já tenha vivido uma situação típica: você perde um objeto e, por causa da alta ansiedade de encontrá-lo, passa o olho várias vezes sobre ele, mas não o vê.

Por que a ansiedade pode prejudicar um negócio? Ela impede o fluxo normal e organizado de raciocínio.
A ansiedade resulta em confusão mental e pode nos convencer de que só as nossas exigências devem ser satisfeitas e a nosso tempo. Mas, nem sempre isso é possível e bom.

O que fazer? Conscientize-se de que nunca temos o controle de todas as condições. Por exemplo, é difícil esperar a aprovação de um orçamento que foi encaminhado há alguns dias. Você quer fechar negócio o mais rápido possível. No entanto, deve entender que o tempo não está mais sob o seu controle. Agora é a vez do seu cliente. A sua ansiedade poderá dar a ele a impressão de que o seu produto ou serviço não vale o que você pediu. Ao precipitar-se você estará aumentando o risco de tudo dar errado.

A lição é óbvia, aprenda a esperar. Simples, porém, muito difícil. Requer disciplina e consciência permanente. Mas, acima de tudo, saiba que todas as coisas têm um lugar, assim como todo homem tem sua hora. Viva esta convicção com muita força, mesmo sabendo que cinco minutos parece um minuto ou meia hora, dependendo de que lado da porta trancada do banheiro você está.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473