15 de ago. de 2007

O MARKETING E AS MUDANÇAS NOS ÚLTIMOS 80 ANOS

ABRAHAM SHAPIRO

Você faz idéia de quanto o mundo mudou nos últimos 80 anos? O Marketing pode nos ajudar a responder. Antes da Grande Depressão, na década de 1930, os empresários diziam entre si: “Faça uma ratoeira melhor e o mundo fará fila à sua porta para comprá-la”.

Naquele tempo, as empresas só se orientavam pela produção. Era produzir e vender.

O presidente de uma companhia tornou-se célebre quando disse: “Sabemos o que as pessoas querem. Elas querem os nossos produtos”. As mercadorias eram vendidas por um preço determinado pela produção e pelo financeiro. Não existia preço de mercado. E sabe o que acontecia? Vendia-se tudo.

O automóvel era um produto que todo mundo queria ter. Era empolgante. Os americanos compravam todas as unidades produzidas. Henry Ford, o primeiro magnata da indústria automobilística, entrou para a história com uma frase: “Os clientes podem ter um automóvel de qualquer cor, desde que seja preto”.

Você acredita nisso? Foi a II Guerra Mundial, com a imensa escassez de produtos, que derrubou essa arrogância das indústrias. Após 1946, as pessoas tinham medo de novos racionamentos e começaram a comprar mais. Surgiram muitas variedades de produtos e, como resultado, nasceu a concorrência – que é a mãe da propaganda.

Hoje, a estratégia de qualquer empresa se orienta pelo Mercado. Marqueteiros, administradores, engenheiros, psicólogos e todos profissionais se curvam diante deste novo e poderoso dominador dos negócios. O nome da majestade? Cliente. Ele é quem manda. E estamos conversados!!!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473