25 de ago. de 2007

OS 3 PILARES DE UM NEGÓCIO

ABRAHAM SHAPIRO

Uma empresa se fundamenta sobre três pilares: idéia lucrativa, capital e mão-de-obra.

Idéia viável não é problema. Até na internet pode-se encontrá-las.

Dinheiro também não é problema. Há milionários e bancos ansiosos para investir em negócios promissores.

Sobra o terceiro item: pessoas. Este é o maior obstáculo a ser transposto em qualquer negócio.

Onde encontrar profissionais preparados? Como conseguir talentos para serem gerentes, encarregados e supervisores?

No Brasil, as pessoas estudam 11 anos no ensino básico e nada aprendem de uma profissão. Os que conseguem ir para a faculdade, têm mais quatro ou cinco anos de estudos e depois vão para o mercado de trabalho sem prática alguma.

Em países desenvolvidos não é assim. Os jovens que concluem o básico já tiveram formação profissional técnica que garante uma colocação bem remunerada.

Os recém-formados brasileiros são mão-de-obra de baixa qualidade. Por causa disso, as empresas são obrigadas a investir somas incalculáveis em treinamento técnico para qualificá-los e, assim, absorvê-los como Recursos Humanos.

Se o governo gastasse os recursos da educação na formação técnica desde o primeiro grau, tudo seria diferente e as oportunidades, mais justas. Haveria menos diplomados ganhando miséria e mais garçons, marceneiros, padeiros, pintores, balconistas e tantos outros ganhando o que merecem por terem recebido a capacitação e a profissionalização adequadas.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473