3 de set. de 2007

VENDER PARA VIVER

ABRAHAM SHAPIRO

É preciso encarar a verdade: Nada acontece até que alguém venda alguma coisa. Vender é a base da vida. Tudo o que fazemos todo o tempo é vender.

Há muita gente que não gosta da idéia de vender. Arquitetos, contadores, engenheiros, advogados, professores e muitos outros estão neste barco. No entanto, a cada dia mais, só sobrevive quem vende e tem consciência disso. Pessoas podem odiar vender, mas têm de vender.

Analisando de perto, vê-se que geralmente o problema não está na ação de vender em si, mas na percepção que estas pessoas têm do que significa vender.

Vender não é apenas necessário. É condição vital nos dias de hoje.

O mundo dos negócios está mudando muito. A velha competição nos negócios está sendo questionada e substituída por uma abordagem mais cooperativa. Todos estamos incluídos nisso para ganhar, e para eu ganhar é necessário que eu o ajude a ganhar.

Estas idéias estão refletidas na situação de mudança do mundo comercial.

Veja, por exemplo, o que está acontecendo com os Estados Unidos. Outras nações estão aumentando a sua produtividade a uma taxa mais rápida do que eles próprios. Hoje já existe um mercado mundial de verdade. E a nova ordem mundial requer cooperação entre as nações.

Kahlil Gibran, em seu livro O Profeta, disse algo de grande valor a respeito de vender: "E um mercador disse: 'Fale-nos de vender e comprar'. E ele respondeu: '...É na troca das dádivas da terra que você achará abundância e será satisfeito'. 'Entretanto, a não ser que a troca seja com amor e justiça bondosa, ela somente levará alguns para a ganância e outros para a fome' ".

Este conceito, seja novo ou não, é também parte do cambiante papel que as mulheres estão representando no mundo dos negócios.

O mundo está reconhecendo a valiosa contribuição que as mulheres podem trazer para os negócios. Embora seja verdade que provavelmente a vasta maioria dos proprietários de empresas e executivos seja composta de homens, isto está mudando. Já mudou muito até agora. Afinal, venda é algo que está ocorrendo desde que Eva persuadiu Adão a comer o fruto proibido. Desde aquele episódio, venda, em resumo, nada mais é do que a sabedoria de se demonstrar ao cliente os benefícios de uma mercadoria, idéia ou serviço.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473