29 de ago. de 2007

AMIZADE E VENDAS

ABRAHAM SHAPIRO

Há um ditado que diz: “se todas as condições forem iguais, as pessoas querem fazer negócio com os amigos. E se as condições NÃO forem tão iguais, elas AINDA querem fazer negócio com os amigos”.

Estima-se que mais de 50% das vendas são feitas e as relações de negócio mantidas por causa da amizade.

Se você acha que vai fazer a venda porque tem o melhor produto, o melhor serviço ou o melhor preço, vá sonhando, meu prezado. Você não está certo nem pela metade.

Se 50% das vendas são realizadas na base da amizade, e você não fez amizade com seu cliente potencial (ou efetivo), está perdendo 50% de seu mercado.

E a melhor parte da história é que amigos não precisam vender para amigos usando técnicas de vendas. Pense nisso!

Você não precisa de técnicas de vendas quando convida um amigo para sair ou lhe pede um favor – basta pedir.

Pense em seus melhores clientes. Como eles chegaram a ser os melhores? Você não tem grandes relacionamentos com eles? Se você é amigo de seu melhor cliente, isso geralmente elimina a necessidade de verificação de preço, negociação de valores e exigências de prazo de entrega. Ocasionalmente, você pode até dar um mau atendimento e ainda assim manter o cliente.

Vamos resumir. Se você faz uma venda, ganha uma comissào. Se você faz uma amizade, pode ganhar uma fortuna.

Está procurando fazer mais vendas? Você não precisa de mais técnicas de vendas. Precisa de mais amigos.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473