26 de ago. de 2007

CONSELHOS PRÁTICOS PARA UMA COMUNICAÇÃO EXCELENTE

ABRAHAM SHAPIRO

Acabe com o sentimento de culpa do ambiente de sua empresa. Nada de culpar os outros ou a si mesmo, pelos erros que acontecem. Corrija-os.

Demonstre a quem os cometeu o modo correto de proceder.

Tome consciência de que, cada um faz o melhor que sabe, de acordo com a capacidade e com seu nível de preparo.

Se a situação requer que você eleve o padrão de qualidade, treine mais e tudo vai mudar, desde que os treinamentos sejam feitos da maneira correta e por profissionais competentes. Com procedimentos corretos, os resultados vão aparecer.

Não sei se você sabe, que 75% da população brasileira entre 16 e 65 anos são analfabetos funcionais, isto é, sabem ler e escrever, mas não compreendem. Por isso, imagine quantas vezes as pessoas disseram ter entendido uma instrução sua e não compreendiam nem uma frase do que você dizia.

Há outro agravante muito sério. Nossa sociedade condena as pessoas que dizem: "não sei" ou "não entendi". Todos se sentem obrigados a mostrar que entenderam tudo, mesmo quando isso não é verdade.

Portanto, sempre que você se puser a explicar algo a qualquer pessoa - um funcionário, por exemplo - peça que ele repita com as próprias palavras dele o que entendeu. Ao menos assim, você não vai depender da sorte e haverá tempo de explicar novamente tudo o que você observar que está confuso.

Tente comunicar-se de forma positiva e agradável, sem provocações, críticas ou acusação. Seja firme, objetivo e explique como se você fosse um professor primário.

Acredite nas pessoas e demonstre isso a elas. Quanto mais elas perceberem que você confia nelas, mais comprometidas estarão com você e sua causa, seja ela qual for.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473