28 de ago. de 2007

VOCÊ TEM ESTE VÍCIO?

ABRAHAM SHAPIRO

Você atua em um negócio? É um profissional?

Certamente você precisa aumentar muito o cuidado com as expressões viciadas que, normalmente, as pessoas dizem em suas falas corriqueiras.

Fiz uma pequena coletânea dos termos que mais ouço. Vamos a eles:

Francamente: esta é uma palavra que soa insincera. Todos os cursos de postura em negócios e vendas recomendam excluir essa palavra do vocabulário.

Na verdade! Esta é outra expressão de caráter duvidoso usada com freqüência incrível. Para que dizer: na verdade? Será mentira o que você dirá caso não inicie sua fala com essa expressão?

Honestamente: esta é uma palavra que é quase sempre seguida por uma mentira.

Estou falando sério: Não. Não está! A afirmação provavelmente seja tão insincera quanto soa ao ser proferida. Eu e todo o resto do planeta Terra ficamos bastante desconfiados com a pessoa que diz isso.

Em que posso ajudá-lo? Este é o hino universal de todos os vendedores do varejo. Depois de 120 anos de varejo, bem que eles poderiam dizer algo mais criativo e orientado para o atendimento ao cliente, você não acha?

Veja bem: esta expressão normalmente é dita por quem está em maus lençóis e precisa ganhar tempo para pensar numa resposta – mesmo que sejam dois ou três segundos, no máximo.

A regra de sucesso para o bom diálogo é: fale o que você tem a dizer claramente, evite anexos, apêndices ou rodeios. Nisso poderá estar a diferença entre conseguir ou não, o que você tem a alcançar através de seu discurso.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473