17 de ago. de 2007

A FÁBULA DO CACHORRO VELHO

ABRAHAM SHAPIRO

Uma velha senhora foi para um safari na África e levou consigo seu vira-lata. Um dia, caçando borboletas, o velho cão deu-se conta de repente de que estava perdido. Vagando a esmo a procura do caminho de volta, percebe que um jovem leopardo o viu e caminha em sua direção com intenção clara de conseguir um bom almoço. O cachorro pensa:

-Estou enrascado! Será difícil eu escapar dessa.

Olha à sua volta e tudo o que vê são ossos espalhados pelo chão. Em vez de apavorar-se, o velho cão ajeita-se junto ao osso mais próximo e começa a roê-lo, dando as costas ao predador que se aproxima. Quando o leopardo está a ponto de dar o bote, o velho cachorro diz em volz alta:

- Que leopardo delicioso! Será que há outros por aí? Meu apetite por leopardos é mesmo dos grandes.

Com arrepio de terror, o jovem leopardo suspende seu ataque, e se esgueira em direção às árvores.

- Caramba! - pensa o leopardo - Essa foi por pouco! O velho cão quase me pega!

No alto de uma árvore próxima, um macaco assiste à cena, de camarote, e de pronto imagina como fazer bom uso do que acaba de ver. Em troca de proteção para si, vai e "vende" a informação ao leopardo de que o vira-lata não havia atacado e nem comido leopardo algum. O velho cachorro o vê correndo na direção do predador em alta velocidade, e pensa:

- Aí tem coisa! O macaco é ardiloso. Vai querer ganhar algo às minhas custas.

O macaco faz um acordo com o felino e, deixando-o furioso com suas fofocas, propõe um plano com que o leopardo concorda, dizendo:

- Tudo bem, seu macaco! Suba nas minhas costas e você verá o que farei com aquele cão abusado!

O velho cachorro vê à distância um leopardo furioso, vindo em sua direção com um macaco nas costas e diz:

-E agora? O que é que eu posso fazer? Se não pensar rápido, será o meu fim.

Mas, em vez de correr, pois sabe que suas pernas doídas não o levarão longe, o cachorro se senta mais uma vez dando as costas aos seus agressores, e faz de conta que ainda não os vê. Quando estão perto o bastante para ouvi-lo, o velho cão então resmunga fazendo-se de bravo:

- Macaco safado! Por onde andará a essas horas? Eu aqui morrendo de fome, e ele, que se comprometeu em buscar outro leopardo para mim, nada de aparecer???

Moral da história: Não mexa com "cachorro velho". Idade e habilidade se sobrepõem à juventude e à intriga. Sabedoria só se consegue com idade e com experiência vivida conscientemente.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473