17 de ago. de 2007

OS LÍDERES E AS COMPETÊNCIAS

ABRAHAM SHAPIRO

Liderança é um tema que desperta interesse acima de todos os segmentos do conhecimento humano nas pessoas. Sem ela, os povos teriam permanecido inertes em suas realizações. Graças aos líderes espontâneos ou escolhidos o tempo tem sido cada vez mais dinâmico. Muitos deles têm se envolvido com a prática da liderança, outros com sua teoria, mas poucos se empenham em ajustar o conhecimento teórico à prática do dia-a-dia.

Ser competente é um profundo desafio. Ser um líder competente é um desafio maior ainda e mais desafiador.

Quais são as competências inerentes à um líder? Liderança não é uma disciplina acadêmica, mas um conjunto de qualidades e atitudes que faz uma pessoa ser diferente da média da humanidade. Por isso, nessa linha de pensamento é fácil nos perdermos em esoterismos.

Em uma de minhas consultorias, deparei-me com a seguinte situação em uma indústria: “Os custos estão fora de controle! Quero que todos encontrem meios de reduzi-los! Comecem a comprar suprimentos e materiais mais baratos e cortem todas as despesas de viagem!”. Este gerente demonstra comprovadamente não ter o mínimo conhecimento de qual seja a real causa do problema – se, efetivamente, existir um problema. Uma das hipóteses que ele não considera, neste caso específico, seria que os materiais de baixa qualidade e mais baratos, já em uso, causem quebras, defeitos, retrabalho e atrasos. Comprar mercadorias mais baratas poderá apenas piorar o problema.

Em outra situação, as vendas eram tratadas de forma pitoresca: “Para melhorar as vendas ao longo das últimas quatro semanas do trimestre, estou dando uma televisão de 60 polegadas para qualquer um que ultrapassar sua cota em 25%!” Observe quantas coisas erradas estão evidentes neste caso. A maior delas é o fato deste gerente olhar as vendas e os representantes e não enxergar profissionais com capacidade embutida. Ele apenas os vê como pessoas que precisam ser manipuladas e cooptadas.

Ambos os casos ilustram líderes que não possuem capacidade de liderar sistemas – uma competência altamente exigida no desempenho da liderança, atualmente.

Outras competências igualmente importantes são: a capacidade de compreender a variabilidade do trabalho no planejamento e solução de problemas; a compreensão de como nós, seres humanos, aprendemos, desenvolvemos e melhoramos e a compreensão das pessoas e do porquê de se comportarem como o fazem.

Poderíamos listar uma infinidade de outras competências que devem ser encontradas nos líderes. Uma organização carece das aptidões de seus colaboradores para sobreviver e alcançar excelência. No entanto, o mais importante neste contexto é conhecer o conceito e significado de cada uma dessas aptidões e competência e, no passo seguinte, buscar o modo como pô-las em prática. Como? Estudo, prática, observação, desenvolvimento da consciência pessoal e coletiva, influência positiva. Só por este caminho de lucidez e lógica as pessoas realizarão, do topo até a base da pirâmide, um trabalho do qual poderão, de fato, se orgulhar, ao mesmo tempo em que prosperam as riquezas e os lucros da empresa que integram.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473