ABRAHAM SHAPIRO
Um assinante do blog mandou-me um e-mail perguntando quais as características de um bom vendedor?
Embora não pareça tão simples, dou aqui uma dica prática. Descubra quais vendedores são bem-sucedidos em sua empresa e quais não são. Se você tem um quadro de, digamos, 30 vendedores, selecione os cinco melhores e os cinco piores. Estude qual a diferença entre eles em termos de atitude, motivação, conhecimento, personalidade etc.
Esta é a melhor forma de encontrar a resposta, porque você saberá que tipo de pessoa funciona bem para o seu negócio, e não genericamente como tantas revistas se arriscam a apontar, gerando muito mais dúvidas e fantasias do que soluções.
Nesta investigação inclua os profissionais que saíram da empresa por vontade própria e os que foram demitidos. Isso lhe dará uma idéia de que tipo de pessoa não vai bem em sua área.
Aí está uma visão absolutamente pragmática.
Uma coisa posso afirmar: todos os grandes estudiosos do comportamento de profissionais de vendas apontam duas características comuns aos bons vendedores. A primeira: garra ou dinamismo: se você é muito mais ativo, faz mais e tem mais energia. A segunda é o tino ou intuição comercial. Os melhores vendedores são de duas a três vezes melhores nessas duas qualidades do que os piores vendedores.
Cuide bem de sua área comercial, afinal, as vendas não são tudo, mas tudo o que existe não é nada sem vendas.
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Abraham Shapiro é coach e consultor em liderança, formação e aprimoramento de time de venda e relacionamento com o cliente. Contatos: shapiro@shapiro.com.br
Um assinante do blog mandou-me um e-mail perguntando quais as características de um bom vendedor?
Embora não pareça tão simples, dou aqui uma dica prática. Descubra quais vendedores são bem-sucedidos em sua empresa e quais não são. Se você tem um quadro de, digamos, 30 vendedores, selecione os cinco melhores e os cinco piores. Estude qual a diferença entre eles em termos de atitude, motivação, conhecimento, personalidade etc.
Esta é a melhor forma de encontrar a resposta, porque você saberá que tipo de pessoa funciona bem para o seu negócio, e não genericamente como tantas revistas se arriscam a apontar, gerando muito mais dúvidas e fantasias do que soluções.
Nesta investigação inclua os profissionais que saíram da empresa por vontade própria e os que foram demitidos. Isso lhe dará uma idéia de que tipo de pessoa não vai bem em sua área.
Aí está uma visão absolutamente pragmática.
Uma coisa posso afirmar: todos os grandes estudiosos do comportamento de profissionais de vendas apontam duas características comuns aos bons vendedores. A primeira: garra ou dinamismo: se você é muito mais ativo, faz mais e tem mais energia. A segunda é o tino ou intuição comercial. Os melhores vendedores são de duas a três vezes melhores nessas duas qualidades do que os piores vendedores.
Cuide bem de sua área comercial, afinal, as vendas não são tudo, mas tudo o que existe não é nada sem vendas.
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Abraham Shapiro é coach e consultor em liderança, formação e aprimoramento de time de venda e relacionamento com o cliente. Contatos: shapiro@shapiro.com.br