25 de set de 2008

DISCUSSÕES NA INTERNET E A LEI DE GODWIN

ABRAHAM SHAPIRO

A Lei de Godwin, conhecida também como “Regra das Analogias Nazistas de Godwin”, tem sua origem no meio virtual. Foi uma afirmação de Mike Godwin, um advogado americano, feita em 1990. Ele disse: “Se uma discussão na Internet se prolonga por algum tempo, a chance de aparecerem comparações envolvendo Hitler ou nazistas se aproxima de 100%”.

Há um consenso em listas de discussões e fóruns que, se tal comparação é feita, é porque quem mencionou os nazis ficou sem argumentos. Não obstante, há também um consenso geral de que, toda vez que essa lei é invocada explicitamente com objetivo de terminar a discussão, a pessoa que a invocou não será bem sucedida.

Tais comparações costumam aparecer em discussões políticas. Se o assunto envolver genética ou qualquer outro assunto no qual a Biologia faz parte do ser humano, as chances aumentam mais ainda. Steven Pinker, que é um dos cientistas mais consideráveis em se tratando de condicionamento genético possui um capítulo em seu livro “Tábula Rasa” se tratando de tais acusações, e defende seus pontos de vista argumentando também contra as idéias opositoras. Ironicamente, ele já foi acusado de expressar idéias nazistas, embora seja Judeu.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são junto de líderes empresariais e times de vendas. Contato: shapiro@shapiro.com.br