29 de set. de 2008







ABRAHAM SHAPIRO

Eles espremem a laranja na frente do cliente, defumam o salmão, fazem o queijo e torram o café que vão para as prateleiras. E acredite: o leite é tirado ao pé da vaca, pasteurizado, embalado e vendido na hora.

O cenário é de fazenda, mas estamos nos supermercados Stew Leonard’s – o metro quadrado mais rentável do varejo americano segundo o livro dos recordes, o Guinness Book.

Eles vendem 3.400 dólares por m2, contra 500 dólares da concorrência. Não são mais um gigante do mundo dos negócios. Longe disso. A rede é familiar, fatura US$ 300 milhões por ano, tem 2 mil funcionários e está abrindo a sua quarta loja nos EUA. É uma “quitandinha” perto dos 245 bilhões de dólares do Wal-Mart, que tem 1,5 milhão de trabalhadores.

O segredo não é só vender produtos frescos da fazenda, mas escolher bem o que colocar na prateleira. Uma Stew Leonard’s vende apenas 2 mil itens, enquanto a média em uma loja americana convencional é de 30 mil. O critério que usam para escolher os produtos? “Só se deve vender aquele produto que você levaria para sua mãe, gostoso e embalado no dia”.

Este é um conceito de negócio diferente de tudo o que se vê por aí. Nada de grandeza, mas foco centrado sobre a qualidade dos produtos... e serviços de primeiríssima. Deveria ser o refrão diário de qualquer ponto de varejo dos milhares que estão à nossa volta. Sabe por quê? As pequenas lojas do Stew Leonard’s conseguiram levar emoção para o ponto de venda. Isto sim é que é sucesso.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são junto de líderes empresariais e times de vendas. Contato: shapiro@shapiro.com.br