30 de set. de 2008

PORQUE HÁ LONGOS PERÍODOS DE MÁ SORTE QUANDO NADA PARECE DAR CERTO?

ABRAHAM SHAPIRO

Recebi um e-mail de um empresário que fez a seguinte pergunta: “Estou em um negócio há dez anos. Comecei bem, mas já faz algum tempo que estou sem sorte. Por que algumas vezes vivenciamos longos períodos de má sorte quando nada parece dar certo?”

Eu preciso dividir com meus leitores o que penso a respeito. Ninguém é obrigado a concordar com a minha resposta. Eu só peço que pensem a respeito.

Segue a minha resposta:

Se os seus negócios não vão bem, não desista. Continue a fazer o que você está fazendo, porém, faça-o de maneira diferente. Não cometa o erro de mudar de negócio agora, já que eu suponho que você sabe fazer o que se propõe. É bem provável que o problema não esteja no negócio em si, mas na forma de conduzi-lo, na maneira de gerenciar, relacionar-se com clientes, organizar-se, comunicar suas idéias etc. Você deve conhecer a frase: “Chocolate não engorda, quem engorda é você”. O que aprendemos dela? O problema não é “o que você faz”, mas “como está fazendo”.

Existe um paradoxo intrigante na filosofia Judaica que diz que apenas quando você tiver desistido de toda ambição de alcançar algo você estará no caminho certo para alcançá-lo. Isto significa que, quando algo é importante, você pode ter insucesso por tentar demais. Em vez de desistir, ou persistir em algo obsessivo, porém fútil, afaste-se um pouco e se pergunte por que isso se tornou uma obsessão. O distanciamento intelectual pode ajudá-lo a ver o que você está fazendo de errado.

Lembre-se: a vida tem infinitas possibilidades. Nosso erro é ficar olhando para uma, duas ou, no máximo três delas e achar que só existem as possibilidades que queremos ver. Não. Além delas, há infinitas outras. É bem por isso que não temos o direito de perder a fé ou a confiança na vida. Não importa quão decepcionante tenha sido o passado ou quanta frustração há no presente. Se tivermos confiança, não nos sentiremos derrotados ao encarar o futuro.

Nos jogos de pôquer cada mão é matematicamente independente da anterior. O bom jogador irá se desligar dos resultados obtidos nas tentativas anteriores para raciocinar na mão atual. No seu caso específico, isto equivale a fazer uma boa análise dos procedimentos errados que você praticou anteriormente e aprender as lições obrigatórias. Depois disso, esqueça o que passou. Crie uma nova forma de “como fazer” e ponha em prática.

Pare de ter a sua vida ditada pela sorte, pela falta dela, ou, pior ainda, pelos movimentos planetários ligados ao mapa astrológico do dia. Quando algo for importante, e quando cada tentativa de alcançá-lo é independente da tentativa anterior, o curso correto de ação é continuar tentando, mesmo se isso significar acumular insucesso após insucesso.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são junto de líderes empresariais e times de vendas. Contato: shapiro@shapiro.com.br