22 de set. de 2008

STURGEON - RADICAL OU VISIONÁRIO?

ABRAHAM SHAPIRO

“90% de qualquer coisa é lixo”.

Não sou eu quem está dizendo isso, mas um americano chamado William Sturgeon, que viveu nas primeiras décadas do século passado.

Que coragem! Ousadia pura! Você concorda que 90% de qualquer coisa é lixo? Pense bem. Livros, músicas, comidas, lugares, política, decoração, arquitetura, leis, moda, notícias, tv, etc : lixo... 90%!

Fiquei intrigado com este sujeito. Mas é fácil concluir que uma percepção mínima constata que Sturgeon tinha razão.

Parece-me que ele era um visionário incômodo demais para o seu tempo, mas também, um típico pavio curto, daqueles que quando explodem, falam a primeira coisa que lhes vem à cabeça - e dane-se quem estiver ouvindo. Já pensou nele trabalhando no recrutamento e seleção de funcionários de uma empresa? Seria o caos total!

A bem da verdade, o ser humano detesta o refinamento e o esmero. Quase tudo o que é comum, em geral, é ruim e feio – parece um padrão. O que predomina é o mau gosto.Pessoas que buscam auto-desenvolvimento devem se preocupar em aperfeiçoar o senso estético. Isto é possível e faz diferença. Aliás, é coisa que todos deveriam buscar. Poucos, contudo, se ocupam disso. As pessoas pensam que bom gosto é nato. Ilusão.

Se deixarmos de lado o senso comum, veremos incontáveis situações da vida que farão os 90% de Sturgeon parecerem um julgamento generoso e delicado. Sabe por quê? É que nessas tantas situações, o lixo chega muito próximo dos 100%.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são junto de líderes empresariais e times de vendas. Contato: shapiro@shapiro.com.br