22 de set. de 2008

UM HOMEM MUITO À FRENTE DE SEU TEMPO

ABRAHAM SHAPIRO

Frederick Winslow Taylor, um americano nascido no século XIX, conhecido simplesmente como F. W. Taylor, foi técnico e operário. Formou-se engenheiro estudando à noite e é honrosamente considerado o “Pai da Administração Científica”.

Ele foi o primeiro a propor métodos científicos à administração de empresas. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na indústria.

Taylor acreditava que oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade. O que é isso? Treinamento.

Ele também pensava que qualquer trabalho necessita, preliminarmente, de um estudo para que seja determinada a metodologia própria, visando sempre o seu desenvolvimento máximo.

Foi Taylor quem inseriu a supervisão de funções, estabelecendo que todas as fases de um trabalho devem ser acompanhadas por alguém que verifique se as operações estão sendo desenvolvidas em conformidade com as instruções programadas. Ele apontou que estas instruções programadas devem, sistematicamente, ser transmitidas a todos os empregados.

Nos tempos de Taylor, a empresa ainda era vista como um sistema fechado. Acreditava-se que os indivíduos não recebiam influências externas.

Hoje sabemos que uma empresa não é nem previsível e muito menos determinística. É um sistema que está em movimento constante conforme as condições internas e externas, portanto, um organismo aberto e variável.

Em contrapartida, o nível de acerto que Taylor conseguiu com sua visão muito à frente de seu tempo, confere a ele um assento respeitável e digno na galeria dos pensadores que promoveram o avanço tecnológico que as últimas décadas proporcionaram à humanidade.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são junto de líderes empresariais e times de vendas. Contato: shapiro@shapiro.com.br