26 de set. de 2008

SENSO COMUM - O QUE É E SUAS INFLUÊNCIAS

ABRAHAM SHAPIRO

O conhecimento espontâneo, vulgar ou a compreensão do mundo resultante da herança de um grupo social e as experiências que continuam sendo praticadas por seus integrantes é denominado senso comum.

Pelo senso comum, fazemos julgamentos, estabelecemos projetos de vida, adquirimos convicções e confiança para tomar decisões e agir. Como surge? O senso comum é baseado em fontes de conhecimento entre as quais o bom-senso, a tradição, a intuição e a autoridade de um conhecimento específico. No senso comum não há análise, pois, as pessoas o usam no seu cotidiano como algo natural - algo que elas pensam e acreditam ser verdade incontestável.

Quando alguém reclama de dores no fígado, por exemplo, pode fazer um chá de boldo pelo simples fato de que isto já era usada pelos avós de seus avós, sem, no entanto, conhecer o princípio ativo das folhas, isto é, a substância química responsável pela cura, e seu efeito nas doenças hepáticas. Outro exemplo: quando atravessamos uma rua nós estimamos, sem usar uma fita métrica ou um equipamento especializado, a distância e a velocidade dos carros que vêm em nossa direção. Estes exemplos indicam um tipo de conhecimento que se acumula no nosso cotidiano. Isto é senso comum.

Todos precisamos do senso comum. Ele nos permite sentir a realidade e abrange desde o hábito de realizar um comportamento até a tradição que, quando instalada, passa de geração para geração. Normalmente seu desenvolvimento se dá a partir da observação de causa e efeito entre as coisas e entre os fatos. O senso comum está fundamentado inteiramente na tentativa e erro.

O senso comum e a ciência são expressões da mesma necessidade básica: a necessidade de compreender o mundo, a fim de se viver melhor e sobreviver. Para aqueles que teriam a tendência de achar que o senso comum é inferior à ciência, é bom lembrar que, por milhares de anos, os homens sobreviveram sem coisa alguma que sequer se assemelhasse à ciência como a concebemos e praticamos hoje. Depois de cerca de quatro séculos, desde que surgiu com seus fundadores, curiosamente a ciência está apresentando sérias ameaças à nossa sobrevivência.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são junto de líderes empresariais e times de vendas. Contato: shapiro@shapiro.com.br