29 de ago. de 2008

O MENINO E A POTENCIALIDADE HUMANA

ABRAHAM SHAPIRO

Dois garotos brincavam juntos no campo aberto de um sítio quando o mais velho caiu num poço. Diante do eventual risco de afogamento, o menor lançou para dentro do buraco uma corda enrolada na boca da cisterna. Com muito esforço, rodou a manivela de madeira até tirar fora o menino mais velho.

Passado o susto, os adultos, surpresos, questionaram sobre como o garoto tivera tanta força e coragem. Eles entendiam ser quase impossível que ele tivesse levantado um peso duas vezes maior que o seu peso próprio. Com a ingenuidade típica das crianças, o menino simplesmente respondeu: "É que eu não sabia disso".

Essa história é ótima!!! A potencialidade humana é naturalmente imensa. Nós ignoramos o que realmente podemos fazer. Vivemos toda a vida de modo medíocre e, sempre, muito abaixo dos níveis de sucesso que poderíamos alcançar em todas as circunstâncias.

No entanto, quando somos expostos a situações incomuns ou graves – que requerem decisão imediata e ação instantânea – o nosso comodismo e medo evaporam. É quando surge o nosso lado heróico.

Sem conhecer antecipadamente as barreiras e dificuldades que iremos encontrar ao longo do caminho, certamente conseguiremos trilhá-lo com mais segurança e confiança. O medo não nos enfraquecerá.

Para quê pensar em dificuldades? Deixe que elas venham, e, então, use o poder que está a seu inteiro dispor para transpô-las. Isto é sábio, mesmo porque, ao agir assim, você verá que muitas delas são, apenas, fruto da imaginação.

___________________________

Abraham Shapiro é coach e consultor em liderança, formação e aprimoramento de time de venda e relacionamento com o cliente. Contatos:
shapiro@shapiro.com.br