8 de set. de 2008

PERSONAGENS OCULTOS DA HISTÓRIA

ABRAHAM SHAPIRO

Recebi, na tarde de hoje, um e-mail de um amigo cujo nome é Vitor Almajida - um rapaz solícito, cujo amor pelo meu Povo faz ele questão de declarar em todas ocasiões que nos encontramos.

O e-mail que recebi continha um texto que ele anotou após tê-lo ouvido de alguém que não foi mencionado. Ele encaminhou-me para que eu fizesse uso dele neste blog ou em meu boletim diário no rádio. Poucas foram as correções e alterações que promovi a fim de torná-lo publicável. Conservei, contudo, sua importante e significativa essência com o objetivo de partilhá-la com meus queridos leitores. Aqui está o resultado:

"Já lhe aconteceu, alguma vez, observando uma foto, de deparar-se com alguém estranho ao fundo? Isto é bastante comum. Se já reparou nisto, reconheça que é bem possível você ter sido personagem desconhecido de alguma foto que não lhe pertence. Aí está uma prova de que, direta ou indiretamente, participamos da história da vida de alguém.

Talvez estivemos presentes no momento exato da realização de um grande sonho, ou mesmo no momento de um triste pesadelo. Mas de qualquer modo, estávamos lá, não só como expectadores, mas como personagens de um momento significativo daquela vida.

De certo modo, muitas e muitas pessoas estão interligadas através de situações como estas e tantas outras. E é bem provável que elas jamais se dêem conta desta ligação.

Por isso, suponha que, em dado momento – como agora, por exemplo – você possa estar sendo uma figura importante e especial para alguém que você nem sequer imagina.

Sendo assim, podemos entender que toda pessoa tem sua real relevância, independente de quem ela seja, do que faz, do que busca ou espera da existência neste mundo. Não sei bem como explicar, mas talvez fosse bom levar em conta que, se até um desconhecido é importante na história de alguém, qual não será a grandeza do impacto de um bom atendimento na vida de um cliente?"

Esta reflexão poderá inspirar a vida e o trabalho de muita gente que atua em atendimento, em geral, e no relacionamento com pessoas. Quem sabe, ela fará bem a você e dará um novo sentido ao que você faz.

______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são em formação de time de vendas. Contato: shapiro@shapiro.com.br