18 de set. de 2008

VOCÊ SABE O QUE É GOVERNANÇA CORPORATIVA?

ABRAHAM SHAPIRO

Governança Corporativa é uma expressão freqüentemente encontrada na atual literatura de negócios. Muita gente finge saber, mas não sabe explicar.

O que é governança corporativa? É o conjunto de processos, políticas, leis e regras que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. Inclui também o estudo sobre as relações entre os diversos atores envolvidos e os objetivos pelos quais a empresa se orienta.

Quem são os atores envolvidos numa empresa? São os acionistas, a alta administração, o conselho administrativo, os funcionários, fornecedores e clientes, bancos e outros credores, instituições e órgãos reguladores e até a comunidade em geral.

Ou seja, a governança corporativa se preocupa em garantir que os atores cumpram os códigos de conduta pré-acordados a fim de minimizar ou eliminar conflitos de interesse e a quebra dos deveres de cada um. Por isso, o exercício da governança corporativa exerce um impacto direto na eficiência econômica das empresas, porque através dela se busca maximizar valor para os acionistas.

Tem havido um crescente interesse no assunto “governança corporativa” desde o ano de 2001 devido aos espetaculares escândalos das corporações norte-americanas Enron e Worldcom.

Assim como a sociedade espera conduta exemplar e correta das pessoas, expectativa similar existe em relação às empresas. Não há mais lugar para o descumprimento de papéis mínimos em assuntos da sociedade, meio-ambiente, informação sobre recursos e outros - que são obrigações e não virtudes mesmo em situações corporativas. Se todos se enxergarem debaixo da obrigação de corresponder a tais padrões, o equilíbrio será alcançado e as empresas, como um todo, serão instituições confiáveis e cumpridoras de suas metas.

______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são junto de líderes empresariais e times de vendas. Contato: shapiro@shapiro.com.br