1 de out. de 2008

LIDERANÇA NO NOVO MILÊNIO

ABRAHAM SHAPIRO

"Senhoras e senhores, por gentileza, voltem imediatamente para os seus lugares. Certifiquem-se de que suas mesinhas estão travadas, coloquem o assento na posição vertical e apertem o cinto de segurança. Controlem-se: estamos entrando em tempos turbulentos! Os últimos anos foram meio loucos. Os próximos passarão a ser definitivamente loucos".

Com estas palavras o guru Tom Peters iniciou uma de suas grandes conferências no ano 2.000.

Ele disse, ainda, que no novo milênio nossa vida profissional será recheada de altas apostas, riscos, incerteza e ambigüidade. Teremos de reinventar nossa própria carreira, estabelecer nossa marca pessoal e levar a sério um projeto individual. Nesse caos, uma nova liderança será a maior exigência do mundo dos negócios.

Segundo Peters, liderança é o atributo de maior demanda e menor oferta no mercado de trabalho atual. Um professor de colégio pode ser uma boa lição da liderança a que ele se refere. Mas não aquele que faz os garotos ficarem sentadinhos, incapacitados de expressar o que pensam, que não permite confusão e não motiva criatividade. O líder deste milênio é como aquele professor incrível, que promove um jogo com a classe e, com muita energia, consegue ensinar tudo o que é necessário através de uma experiência bacana.

O que vale, no novo tempo, é entender cada situação individualmente e atuar de acordo com a necessidade. Estamos vivendo a "hora da experiência" em todos os campos, de emoções, de aprender com tudo, de surpreender, de criar e conhecer com profundidade. Pode crer, os modelos ortodoxos acabaram.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são junto de líderes empresariais e times de vendas. Contato: shapiro@shapiro.com.br