21 de ago. de 2008

VOCÊ DESEJA SER MELHOR? SAIBA POR ONDE COMEÇAR

ABRAHAM SHAPIRO

Todos nós temos nossas crenças interiores. Observe as suas. Penetre nos seus julgamentos automáticos. Crenças são convicções já prontas que você mantém dentro de si e que nem sempre é capaz de dizer de onde vieram.

Ao longo da vida, estamos como expectadores assistindo a tudo o que se transcorre à nossa volta. Acontece que nós só vemos e ouvimos, de fato, aquilo que atravessa os nossos filtros. Esses filtros foram desenvolvidos pelas idéias que acreditamos serem verdadeiras. Elas, aliás, é que determinam a nossa perspectiva de vida.

É natural em nós o desejo de estar certos em relação ao que acreditamos. Se você pesquisar bem, verá as evidências disso.

Na verdade, você só consegue perceber aquilo que lhe é mais interessante. Portanto, de tudo o que acontece, você só capta as coisas que comprovam o que você crê. Se você quer estar certo sobre o que acha ser certo, é isso o que você vai ouvir.

Mas qual a razão de eu estar abordando este tema? Se você quiser ampliar suas perspectivas pessoais, enxergar mais longe, ouvir melhor, superar suas idéias bitoladas ou hábitos que têm causado mais problemas do que soluções no seu dia-a-dia, mexa nas suas crenças. Visite-as, conheça-as e promova mudanças em cada uma delas.

Diante das situações que diferem daquilo que você acredita ser correto, ao invés de reagir, dê ao autor a chance de expor o que ele pensa. Faça perguntas. Seja um questionador e investigue antes de condenar as pessoas por não pensarem do seu modo. Imagine quantos conflitos poderão ser evitados a partir do instante em que você impuser uma pitada de dúvida sobre a supremacia e perfeição de suas próprias idéias.

___________________________

Abraham Shapiro é coach e consultor especializado em liderança, formação e aprimoramento de time de venda e relacionamento com o cliente. Contatos: shapiro@shapiro.com.br