8 de ago de 2008

MANUAIS DE INUTILIDADES IRRELEVANTES

ABRAHAM SHAPIRO


Como consultor, atuo nas empresas junto de diretores, gerentes e muitos outros níveis integrantes do organograma.

Um consultor tem visão semelhante a qualquer executivo. Porém, vê muito mais cenários. Enquanto um executivo convive com um único quadro o tempo todo, o consultor se depara com vários – e nos mais diferentes contextos.

Por este razão, minha experiência me obriga a fazer uma observação importante. Se você é um líder empresarial deve tomar cuidado e ter grande atenção voltada à condução dos processos internos de sua empresa.

Um dos mais horrorosos problemas das organizações é a falta de informações relevantes e realmente importantes.

Em geral, persiste como verdadeiro vício o grande volume de conversas do tipo blá-blá-blá sem finalidade, com aparência de "trabalho".

Esta falta de objetividade tem o poder de converter esforço bom em inutilidade e perda de tempo.

Ao invés de promover situações que ajudem, de fato, o processo decisório, o que se observa é a multiplicação e a superabundância de informações irrelevantes e confusas.

Ah, como existem manuais inúteis de informações e qualidade! E o orçamento que isso engole!!!???

As pessoas estão sendo cobradas de coisas que nada têm a ver com seu desempenho real ao mesmo tempo em que carecem saber com clareza "o que" e "como" devem realizar suas funções.

Isso não ocorre na sua empresa? Dê uma boa olhada. Examine. E se você descobrir que tenho razão, aja com simplicidade e seja objetivo. Foco nas ações que resolvem.

Dê valor ao que é importante e corte o excesso de irrelevâncias que estão por toda parte. Este será um gigantesco passo para o progresso.
___________________________________________

Abraham Shapiro é consultor de líderes de negócios, palestrante e conselheiro de alta gerência. Atua nos bastidores de renomadas empresas do país. Tem foco voltado para o desenvolvimento de times de vendas com estratégia no desenvolvimento pessoal dos membros da equipe e na Venda com Criação de Valor. Contatos: shapiro@shapiro.com.br