14 de ago. de 2008

ABUSO DE CONFIANÇA

ABRAHAM SHAPIRO

Você tem um bom amigo? Confia nele? Ótimo. Mas invista equilíbrio e cuidado neste relacionamento, pois, excesso de confiança pode estragar tudo. Uma antiga estória ilustra esta sabedoria de forma muito simples:

A abelha e a formiga sentiam um grande carinho uma pela outra. Além disso, que coincidência: a primeira gostava dos alimentos que sua amiga armazenava durante o verão; e a formiga era louca pelo mel produzido pela abelha. Isso dava lugar a uma intensa troca de presentes entre as duas.

Certa ocasião, a abelha saiu de viagem e deixou as chaves de sua casa com a formiga. Passados alguns dias esta sentiu a tentação de entrar na casa da amiga e servir-se de um pouco de mel. Mas, ética como era, conteve-se na última hora.

- "Oh, não! Fazer isso seria um abuso de confiança, uma atitude indigna de nossa amizade" – pensou ela.

Meses depois, foi a vez da formiga ter que deixar seu lar por algum tempo. Naturalmente deixou as chaves com sua querida amiga. No dia seguinte, a abelha entrou na casa da formiga, enquanto dizia:

- "Oras! Tenho certeza de que quando lhe deixei as chaves de minha casa, ela deve ter assaltado a minha despensa. E fez isso com muita arte, pois desde que cheguei, por mais que procure, não consigo achar as marcas do roubo. Agora é a minha vez e farei um grande banquete à sua custa!"


Agora, responda você, querido leitor: "Qual das duas fez-se verdadeiramente digna desta amizade?"

___________________________________________

Abraham Shapiro é consultor de líderes de negócios, palestrante e conselheiro de alta gerência. Atua nos bastidores de renomadas empresas do país. Tem foco voltado para o desenvolvimento de times de vendas com estratégia no desenvolvimento pessoal dos membros da equipe e na Venda com Criação de Valor. Contatos: shapiro@shapiro.com.br