ABRAHAM SHAPIRO
Certa vez, os ratos, que viviam com medo de um gato, resolveram fazer uma assembléia para encontrar um jeito de acabar com aquele eterno transtorno. Vários e vários planos foram discutidos e abandonados.
No fim, um jovem rato levantou-se e deu a fantástica idéia de pendurar uma sineta no pescoço do gato. Assim, sempre que se aproximasse, eles ouviriam a sineta e poderiam fugir correndo.
Todo mundo vibrou, bateu palmas, “uma estratégia fabulosa”.
Vendo aquilo, um velho e experimentado rato que tinha ficado o tempo todo calado, levantou-se de seu canto. Disse que apreciava o plano e que era, de fato, muito inteligente. Com toda certeza as preocupações deles tinham chegado ao fim. Só faltava um detalhe: quem ia pendurar a sineta no pescoço do gato?
Esta fábula de La Fontaine, uma pequena história com aspecto infantil, lembra muito o ambiente das empresas. Uma empresa, assim como uma fábula, não é brincadeira em circunstância alguma, você precisa saber. É algo sério e feito por pessoas sérias.
Normalmente, todo mundo gosta de propor soluções a problemas ou participar de discussões sobre os mais variados assuntos. Muitas vezes, até, um esforço enorme é investido na busca do consenso de opiniões, o que conduz as pessoas à ilusão de que alcançaram uma grande vitória já que não é simples conseguir convergência.
No entanto, a experiência demonstra que é preciso poupar energia para a etapa mais importante e que solicita o maior esforço: pôr em prática o que foi decidido. Só após isto os problemas estarão, de fato, a caminho de ser solucionados.
Teoria é apenas teoria. A objetividade com generosa porção de pragmatismo é o que faz as pessoas porem mãos à obra.
Se você acha que desenvolver um plano é a coisa mais difícil e respeitável que existe, espere até ver de perto o que será preciso para pô-lo em prática.
___________________________________________
Abraham Shapiro é consultor de líderes de negócios, palestrante e conselheiro de alta gerência. Atua nos bastidores de renomadas empresas do país. Tem foco voltado para o desenvolvimento de times de vendas com estratégia no desenvolvimento pessoal dos membros da equipe e na Venda com Criação de Valor. Contatos: shapiro@shapiro.com.br
Certa vez, os ratos, que viviam com medo de um gato, resolveram fazer uma assembléia para encontrar um jeito de acabar com aquele eterno transtorno. Vários e vários planos foram discutidos e abandonados.
No fim, um jovem rato levantou-se e deu a fantástica idéia de pendurar uma sineta no pescoço do gato. Assim, sempre que se aproximasse, eles ouviriam a sineta e poderiam fugir correndo.
Todo mundo vibrou, bateu palmas, “uma estratégia fabulosa”.
Vendo aquilo, um velho e experimentado rato que tinha ficado o tempo todo calado, levantou-se de seu canto. Disse que apreciava o plano e que era, de fato, muito inteligente. Com toda certeza as preocupações deles tinham chegado ao fim. Só faltava um detalhe: quem ia pendurar a sineta no pescoço do gato?
Esta fábula de La Fontaine, uma pequena história com aspecto infantil, lembra muito o ambiente das empresas. Uma empresa, assim como uma fábula, não é brincadeira em circunstância alguma, você precisa saber. É algo sério e feito por pessoas sérias.
Normalmente, todo mundo gosta de propor soluções a problemas ou participar de discussões sobre os mais variados assuntos. Muitas vezes, até, um esforço enorme é investido na busca do consenso de opiniões, o que conduz as pessoas à ilusão de que alcançaram uma grande vitória já que não é simples conseguir convergência.
No entanto, a experiência demonstra que é preciso poupar energia para a etapa mais importante e que solicita o maior esforço: pôr em prática o que foi decidido. Só após isto os problemas estarão, de fato, a caminho de ser solucionados.
Teoria é apenas teoria. A objetividade com generosa porção de pragmatismo é o que faz as pessoas porem mãos à obra.
Se você acha que desenvolver um plano é a coisa mais difícil e respeitável que existe, espere até ver de perto o que será preciso para pô-lo em prática.
___________________________________________
Abraham Shapiro é consultor de líderes de negócios, palestrante e conselheiro de alta gerência. Atua nos bastidores de renomadas empresas do país. Tem foco voltado para o desenvolvimento de times de vendas com estratégia no desenvolvimento pessoal dos membros da equipe e na Venda com Criação de Valor. Contatos: shapiro@shapiro.com.br