11 de ago de 2008

A ASSEMBLÉIA DOS RATOS

ABRAHAM SHAPIRO

Certa vez, os ratos, que viviam com medo de um gato, resolveram fazer uma assembléia para encontrar um jeito de acabar com aquele eterno transtorno. Vários e vários planos foram discutidos e abandonados.

No fim, um jovem rato levantou-se e deu a fantástica idéia de pendurar uma sineta no pescoço do gato. Assim, sempre que se aproximasse, eles ouviriam a sineta e poderiam fugir correndo.

Todo mundo vibrou, bateu palmas, “uma estratégia fabulosa”.

Vendo aquilo, um velho e experimentado rato que tinha ficado o tempo todo calado, levantou-se de seu canto. Disse que apreciava o plano e que era, de fato, muito inteligente. Com toda certeza as preocupações deles tinham chegado ao fim. Só faltava um detalhe: quem ia pendurar a sineta no pescoço do gato?

Esta fábula de La Fontaine, uma pequena história com aspecto infantil, lembra muito o ambiente das empresas. Uma empresa, assim como uma fábula, não é brincadeira em circunstância alguma, você precisa saber. É algo sério e feito por pessoas sérias.

Normalmente, todo mundo gosta de propor soluções a problemas ou participar de discussões sobre os mais variados assuntos. Muitas vezes, até, um esforço enorme é investido na busca do consenso de opiniões, o que conduz as pessoas à ilusão de que alcançaram uma grande vitória já que não é simples conseguir convergência.

No entanto, a experiência demonstra que é preciso poupar energia para a etapa mais importante e que solicita o maior esforço: pôr em prática o que foi decidido. Só após isto os problemas estarão, de fato, a caminho de ser solucionados.

Teoria é apenas teoria. A objetividade com generosa porção de pragmatismo é o que faz as pessoas porem mãos à obra.

Se você acha que desenvolver um plano é a coisa mais difícil e respeitável que existe, espere até ver de perto o que será preciso para pô-lo em prática.
___________________________________________

Abraham Shapiro é consultor de líderes de negócios, palestrante e conselheiro de alta gerência. Atua nos bastidores de renomadas empresas do país. Tem foco voltado para o desenvolvimento de times de vendas com estratégia no desenvolvimento pessoal dos membros da equipe e na Venda com Criação de Valor. Contatos: shapiro@shapiro.com.br