28 de ago. de 2008

O LÚCIO E OS BARRIGUDINHOS - AS INFINITAS LEITURAS POSSÍVEIS DA REALIDADE DA VIDA

ABRAHAM SHAPIRO

O lúcio é um peixe encontrado em rios europeus. Ele se alimenta de pequenos peixes que vivem em águas com pouco oxigênio, chamados "barrigudinhos".

Um lúcio foi colocado em um aquário com muitos barrigudinhos à sua volta. Depois de estar acostumado com a abundância de alimento, os pesquisadores colocaram um vidro entre ele e os barrigudinhos. Quando o lúcio sentia fome, tentava pegar os barrigudinhos, mas batia com a cabeça no vidro.

A necessidade de alimento aumentou, e o lúcio passou a tentar apanhar os barrigudinhos com intensidade cada vez maior.

O repetido fracasso o fez desistir. Ele não queria mais comer.

Quando, finalmente, os pesquisadores retiraram a separação de vidro, os barrigudinhos novamente nadavam em torno do lúcio, mas ele achava que iria levar pancadas na cabeça e perdeu o interesse. Acabou morrendo de fome num ambiente com muito alimento.

A percepção de uma mesma realidade pode ser positiva ou negativa, depende da leitura que fazemos.

Nos dois casos, o lúcio atuou conforme a maneira pela qual percebia a realidade, e não de acordo com ela. Isso mostra que os fatos que acontecem na vida são a realidade objetiva, mas, o modo como os encaramos é totalmente subjetivo, ou seja, depende da nossa interpretação.

Por isso, cuide das impressões que você tem e está registrando em sua mente minuto a minuto. Sempre que possível, procure fazer uma nova interpretação do que está acontecendo. Não se apegue às leituras mais imediatas que sua inclinação pessoal lhe induz a fazer. Não se deixe influenciar por elas. Há infinitas possibilidades e entre estas existem as que poderão, para seu próprio espanto, produzir melhores resultados. Você só tem que permitir-se visualizá-las.

Aprenda a fazer novas interpretações.

A vida só poderá ser diferente se você fizer mudanças no único lugar onde, de fato, ela pode mudar: na sua cabeça.
___________________________

Abraham Shapiro é coach e consultor em liderança, formação e aprimoramento de time de venda e relacionamento com o cliente. Contatos: shapiro@shapiro.com.br