15 de ago. de 2008

O REI E O MONGE

ABRAHAM SHAPIRO

Há muito tempo, um rei poderoso desfrutava uma vida protegida e prazerosa no interior de seu castelo.

Um dia, ele decidiu se aventurar por seu reino em busca de experiências e novos conhecimentos. Deparou-se com um monge. Num tom usual e respeitoso, disse:

- Oh piedoso monge, ensina-me o que sabes sobre o céu e o inferno!

O monge, olhando com desdém o poderoso rei, dispara contra ele, em voz irritada:

- Não posso ensinar-lhe sobre assuntos elevados. Você é limitado e preguiçoso. Os meus ensi­namentos são para pessoas puras e santas. Você não chega nem perto disso. Saia do meu caminho!

O rei, furioso, estava atordoado com a ousadia do monge por falar-lhe daquele modo. Num impulso de raiva, puxou sua espada e tinha, agora, intenção de decapitar o religioso.

- "Isto é o inferno" – disse o monge confiantemente.

O nobre se impressionou. Percebeu que o sábio e corajoso monge havia arriscado sua vida para ensinar-lhe esta profunda lição sobre o inferno. E então, em devota humildade, o rei colocou sua espada de lado e se curvou em reverência ao monge dizendo-lhe palavras nobres e elevadas de gratidão.

- "E isto é o céu" - disse o monge suavemente.

Moral da história: Para nós próprios, somos o que pensamos ser. Mas ninguém tem o poder de ver nossos pensamentos. Nossas atitudes são o único meio pelo qual demonstramos a essência de nossas convicções e, conseqüentemente, o que imaginamos e desejamos ser no mais íntimo de nós mesmos.
___________________________________________

Abraham Shapiro é consultor de líderes de negócios, palestrante e conselheiro de alta gerência. Atua nos bastidores de renomadas empresas do país. Tem foco voltado para o desenvolvimento de times de vendas com estratégia no desenvolvimento pessoal dos membros da equipe e na Venda com Criação de Valor. Contatos: shapiro@shapiro.com.br