29 de fev. de 2008

O TRABALHO EM SI MESMO

ABRAHAM SHAPIRO

Em 2002, a Conference Board, uma respeitada organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos, pesquisou 5 mil lares americanos e descobriu que apenas metade dos entrevistados estava satisfeita com seu trabalho. Em 1995 este número era de 40%.

A insatisfação com o trabalho é encontrada em trabalhadores de todas as idades e faixas de renda, e tem crescido assustadoramente em todo o mundo.

O que está acontecendo?

O problema pode ser que pensamos no trabalho de um modo que torna impossível ter satisfação com ele. Não é o trabalho em si que nos torna felizes, mas como pensamos nele.

Uma atitude muito importante para sermos bem ajustados é não trabalhar visando apenas ganhar dinheiro. O trabalho deve produzir em nós outras visões e convicções.

Muita gente fica desanimada por não serem reconhecidas. Todos temos o direito ao reconhecimento de nossos superiores. No entanto, não devemos esperar demais por elogios, reconhecimentos ou recompensas. Nutrir esta necessidade de aprovação pode nos fazer frustrados. O trabalho é, em si mesmo, uma recompensa.

A coisa certa a fazer é: trabalhar.

Não é boa a visão disseminada através de tantos meios de que o grande objetivo da vida é ficar de folga, na beira de uma praia, fazendo nada o dia todo. Isso está errado. Trabalhar é algo que nos ajuda e, ao mesmo tempo ajuda a todos os demais. Esta é a perspectiva pela qual poderemos, sim, ser mais felizes.

Trabalhar é ótimo. Sabe por quê? É que existe honra no simples ato de se trabalhar. ______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473