27 de fev. de 2008

OPTE PELA MARCA MAIS FORTE

ABRAHAM SHAPIRO

Pergunta o repórter a um grande e famoso matemático: “Alguma vez o senhor já se deparou com um problema matemático insolúvel?”

“Sim” – responde o entrevistado. “Até hoje não consegui entender, ao acompanhar os anúncios na televisão, como 85% dos dentistas recomendam determinado creme dental, 92% recomendam outro e 95% recomendam um terceiro”!

Propagandas às vezes nos colocam em verdadeira confusão. Há muitas empresas abusando da passividade dos expectadores e criando informações. O objetivo é “causar impressão positiva”. Mas isso, às vezes, pode não corresponder à verdade. Ninguém vai conferir, mesmo!

Tenho um cliente do segmento alimentício. É uma pequena indústria. Está no mercado há sessenta anos.

Seu principal concorrente tem dez ou doze anos de atuação.

Ambas empresas têm seus pontos positivos. No entanto, percebi que muito poucos clientes potenciais de revenda dos produtos levam em conta o benefício ou diferencial de fazer negócios com uma empresa de 60 anos. Deviam. Vou explicar.

Num país como o Brasil, quantas empresas permanecem saudáveis por um período tão longo? Quantas empresas mantêm o foco e especializam-se em suas atividades? Se as estatísticas dão conta de que 70% das novas empresas fecham as portas em até 3 anos após a abertura, sessenta anos no mercado modernizando o processo produtivo, melhorando a qualidade dos produtos,ampliando a visão de clientes e tudo o que as tendências mais rigorosas de consumo exigem é, sem dúvida alguma, uma garantia mais que perfeita de força, perenidade e sustentabilidade de uma marca.

Não que a concorrente não seja boa. Pode até ser. Mas a empresa de 60 anos é melhor.

Veja bem, enxergue! Não ceda a slogans ou joguetes exploradores de propagandas de quem nada tem a oferecer senão impressões e efeitos especiais. Opte pelo forte, pelo antigo e por quem se exercitou em honrar compromissos ao longo de tantas décadas. ______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473