7 de fev. de 2008

A RELAÇÃO LÍDER - FUNCIONÁRIO

ABRAHAM SHAPIRO

Se você pedir a opinião de um funcionário sobre uma situação qualquer, o que ele dirá? Depende do tipo de líder que você é.

Um chefão jamais conseguirá obter a opinião sincera de qualquer membro de sua equipe. Só na primeira vez. Da segunda em diante, todos dirão somente o que ele deseja ouvir.

Os “chefões” continuam sendo, o tipo mais comum no comando da assustadora maioria de empresas deste país.

Como identificá-los? Eles nem sempre gritam, nem têm um bigodinho retangular colado a um nariz fino e cabelo liso levemente caído em ângulo sobre a testa. Parecem bonzinhos. Muitos são cultos e até bem informados.

Mas no campo das pessoas eles são um desastre. Oprimem, são rancorosos, vingativos, assumem a postura de “sabe-tudo” e acreditam que jamais estão errados. São também orgulhosos de sua “larga experiência de vida” e querem ser admirados por isso (admirados???).

Costumam ser “barraqueiros”... com facilidade,transformam as situações mais simples,em vergonhosos escândalos envolvendo os que divergem de seu ponto de vista.

Gostam de alimentar competição entre as pessoas, de promover confrontos e de jogar umas contra as outras nas ocasiões menos necessárias - se é que exista alguma ocasião em que se precise colocar as pessoas em confronto. Eles têm um prazer que beira o sadismo em chatear as pessoas cujos papéis poderiam ser desempenhados de modo proativo e mais inteligente na empresa.

Mas enquanto os chefões vivem do culto à própria imagem, as vítimas de seu caráter cultivam o permanente desejo de “dar um troco” ,na primeira oportunidade que surgir. E normalmente dão. Quem perde é a empresa.

O princípio básico da vida, está presente em todos os seus aspectos – seja empresarial, social, familiar ou pessoal. E este princípio é: "Colhem-se os frutos daquilo que se semeia!!!" ______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473