11 de fev. de 2008

EMPRESAS TAMBÉM PODEM PECAR

ABRAHAM SHAPIRO

Alguma vez você pensou que uma boa empresa pode se autodestruir ao adquirir maus hábitos?

É mais ou menos, como acontece com aquelas pessoas que tendo um pouco mais de dinheiro passam a fumar mais, beber em excesso e dormir de madrugada.

Empresas também cometem pecados. E tal como os pecados humanos, os corporativos podem ser evitados.

Um pecado que pode trazer problemas é a negação da realidade. Foi o que aconteceu com as fabricantes de veículos americanas que nunca acreditaram no poder de mercado dos carros japoneses, deixando que as suas próprias concessionárias vendessem Hondas, Nissans e Toyotas. Hoje, elas sofrem as conseqüências de terem subestimado a capacidade dos orientais.

Outro hábito que destrói empresas é a arrogância – o orgulho que precede a queda. Aconteceu com a Microsoft, em que um desempenho excepcional passado distorceu a percepção da realidade presente. Poderá ser o caso do Google em breve. Com o sucesso, a empresa pode se tornar arrogante e complacente.

E por falar em complacência, isto significa: "ser bom demais consigo mesmo, a ponto de se conformar com tudo". É o caso da Kodak. Sua competência em tecnologia para máquinas fotográficas comuns tornou-se uma deficiência na era digital. A Kodak ainda tem dificuldades em se adaptar ao novo mundo das fotografias.

Miopia competitiva é outro pecado. É quando o campo de visão se estreita demais. Ocorreu com a Coca-Cola. Ficou ocupada demais em vigiar os passos da rival Pepsi e não viu o crescimento do mercado de águas, do qual, hoje, poderia ser líder.
Vou falar novamente para gravar bem: "Empresas são como pessoas: ou aprendem a ser virtuosas, ou pagam por seus erros". O pior é conviver com a realidade de que há pecados que podem até levar à morte e constatar que quase ninguém está preocupado com isso.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473